quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Tofu panado com sementes


Tofu e as suas mil e uma possibilidades. 
Hoje panado e com um molho forte, um prato cheio de personalidade

Sim, senhor leitor que leu algum dos meus posts iniciais e que agora chegou a este, eu antigamente não gostava de tofu, mas a nossa relação evoluiu e agora somos muito bons amigos. Dou por mim a imaginar novas receitas com tofu - uma fonte vegetal de proteína que além de prática é barata. Sim, porque não comer carne não é muito caro.

Para uma quinta-feira de "Há vida para além da massa de atum", um prato simples mas de sabor forte - quem diria que o tofu conseguia ter tanta personalidade!



Tofu panado com sementes

200g de tofu firme, cortado em fatias de 2 cm

Marinada
6 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de paprika
Sal

Crosta de sementes
2 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
1 colher de sopa de sementes de sésamo
Sal






Preparar a marinada e nela envolver as tiras de tofu. Guardar num recipiente fechado e deixar no frigorífico por 2 a 3 horas.

Pré-aquecer o forno a 200ºC
Para a crosta de sementes, tritura-se a aveia, a linhaça e as sementes de girassol até obter uma mistura solta. Juntar as sementes de sésamo e o sal. 






Escorrer o tofu, reservando a marinada. Passar o tofu pela mistura de sementes, e dispor num tabuleiro sobre papel vegetal. Levar ao forno por 15 minutos, virando as tiras do tofu a meio da cozedura.



Levar a marinada ao lume para reduzir, adicionando então 1 colher de sopa de água - e assim temos um molho aromático e que casa na perfeição com o nosso tofu crocante.




Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA

4 comentários:

  1. Hum, soa bem, e parece mesmo bem!
    Eu também aprendi a gostar de tofu e se for bem feito, gosto mesmo muito!
    Esta receita é para lá de boa!! Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Com estas belas fotos até fiquei com vontade de experimentar tofu!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que tenho um bloco de tofu cá em casa para utilizar, sem dúvida que vai ser este fim de semana que vou fazer esta receita, parece ser tão boa! Depois digo como correu :)

    beijinho,
    http://chatsandjuices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu juro que antes de ler o texto não pensei que eram barras de cereais ;)
    Na minha relação com o tofu ainda não houve assim graaaande impulsionador, não é coisa que me fascine, mas quem sabe ;)
    É uma daquelas coisas muito diversificáveis, depende da receita. Esta parece-me maravilhosa, é mesmo uma ideia muito gira e o tofu fica mesmo direitinho :D

    ResponderEliminar