sexta-feira, 6 de junho de 2014

Brownies de chocolate e amêndoa {dos saudaveis}, ou como levar o facebook à loucura


Levei o facebook à loucura com estes brownies maravilhosos. E não é para menos :)

Tenho de aprender a não aliciar os meus seguidores do facebook com fotos antecipadas das minhas epifanias, pois levo uma multidão ao rubro. Tal passou-se com estes brownies. Não eram para ser publicados hoje, mas para aproveitar a maré, aqui ficam - vamos elouquecer a blogosfera também! ahah




Adoro bolos, é o que mais gosto de fazer e comer. Como recentemente optei por uma alimentação mais saudável, nunca pensei em afastar-me dos bolos, apenas pôr em pausa a sua confecção tão frequente.
Por agora o meu entretém é mesmo adaptar as receitas que tenho para versões mais saudáveis, e olha que não me tenho saído nada mal.




Os brownies são uma perdição - pequenos quadrados de chocolate que se colam aos dentes, tão doces que são totalmente inebriantes! Mas também é possível fazer brownies destes muito mais saudáveis, que se colam à mesma aos dentes mas são menos doces. Contudo, são puro chocolate, muito muito chocolate :)



Ingredientes:
2 ovos
100g de açúcar amarelo
1 col.chá de mel
120g de chocolate negro
1 iogurte grego natural (aproximadamente 140g)
70g de farinha de arroz
(pode ser substituida por 70g de farinha de trigo sem fermento)
1 col.chá de fermento
1 col.sopa de chocolate em pó
50g de amêndoas moídas 

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Batem-se os ovos com o açúcar. Derrete-se o chocolate com o mel - quando estiver líquido, mistura-se com o iogurte, e envolve-se com a mistura dos ovos. Por fim, adicionam-se os ingredientes secos.
Levar a massa a forno numa forma rectangular, por cerca de 20 minutos.
Deixar arrefecer antes de cortar em pequenos quadrados.  



Resistem-lhes?
;)


22 comentários:

  1. Respostas
    1. Ups, já está rectificado. Digamos que a minha tableta tem um corrector automático alternativo ;)

      Eliminar
    2. Já andava a pesquisar no google iogurtes negros :p

      Eliminar
  2. Borwnies + saudável = combinação que leva qualquer um à loucura ;) hehehe
    Fantástica esta receita minha querida, vou guardá-la comigo porque tenho de a testar um dia destes ;)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais fazê-los imensas vezes, que são tão bons e decadentes e já é um sonho não terem manteiga :D

      Eliminar
  3. Estou maravilhada com esta receita! Uns brownies com aspecto suculento e não encontrei manteiga nos ingredientes... Já testei algumas receitas mas todas com manteiga... És um génio :)
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade :) Ando a adaptar as receitas - mais saudáveis e com muito sabor. Nas bolachas, podes substituir. manteiga por requeijão e nem dás pela diferença! Ficam suculentas e pecaminosas à mesma

      Eliminar
  4. esta receita acho que vou fazer :) posso usar farinha normal? que vantagens vês na utilização de farinha de arroz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim claro! A farinha de arroz não tem glúten, e como sei que muita gente por opção ou por questões de saúde, não consome alimentos com glúten, acho importante adaptar as receitas. Mas a farinha de arroz é muito leve, dá uma textura muito interessante aos bolos ;)

      Eliminar
  5. Adoro o teu blog ! MEU DEUS !
    Ja ha uns meses que o venho cuscando - tens sempre opções óptimas !

    Eu agora ando a tentar eliminar o açúcar da minha alimentação (ou reduzi-lo a um minimo, no futuro) mas o mais dificil tem sido mesmo arranjar boas receitas de chocolate ! Vou tentar trabalhar a tua para uma versão com ainda menos açúcar - que achas de usar sultanas douradas ou tamaras ?!

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada :) Que óptimo elogio, espero que visites muito mais vezes e gostes das receitas e as reproduzas :) Menos açúcar é o que se quer - podes trabalhar a receita a vontade! Bem, acho que e uma coisa a experimentar, se bem que não gosto lá muito de tâmaras.

      Eliminar
  6. Bem bonitos! Com iogurte de soja também deve ficar bom!

    ResponderEliminar
  7. Ficaram mesmo uma tentação.
    Apetece comer....comer
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toca a experimentar São :) Bom fim de semana!

      Eliminar
  8. Uah!! Que aspecto delicioso... O meu brownie leva nozes! Mas com amendoas não deve ficar mau não senhora!! A experimentar :)

    P.S. Conheci o blog através da partilha do Orpheu Caffé que é um dos meus locais favoritos... Vim dar uma espreitadela e gostei do que vi, vou voltar aqui de certeza! Parabéns por este teu cantinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! E espero ver-te por cá mais vezes :) A outra receita de brownies que faço - com toda a manteiga e açúcar a que têm direito - leva nozes. Estes aqui, para serem diferentes, levam amêndoas; para a próxima, avelãs.
      Adoro o Orpheu :)

      Eliminar
  9. Fantásticos e saudáveis! Os que eu fiz na semana passada só podem ser feitos uma vez por ano... em anos bissextos :)

    ResponderEliminar
  10. Gosto de brownies :) aliás, adoro!!
    E sim, já comia um destes teus quadradinhos. Fofos e cheios de chocolate, adoro.
    Assim podemos comer bem mais do que um pedacinho hehe.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Adoro brownies. Já guardei a receita!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  12. Levando o Facebook à loucura e quem passa por aqui no blog!! rsrs
    Hoje vim conhecer seu blog, adorei as receitas que encontrei por aqui, com certeza vou voltar mais vezes!!!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijo e boa semana!!!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderEliminar
  13. Olá, descobri este cantinho de receita e estou encantada. Parabéns. Também eu procuro adaptar receitas a ingredientes mais saudáveis e já utilizo faz algum tempo a farinha de arroz e também o açúcar de coco. Estes brownies vão para a lista de receitas a fazer nestes dias de chuva :)

    ResponderEliminar